São Gabriel

Frente de municípios busca abertura de UTI infantil sem uso há 11 anos 

Diário de Santa Maria

Secretários de Saúde e vereadores dos 11 municípios da Região da Fronteira Oeste se uniram para brigar pela instalação da UTI pediátrica da Santa Casa de Caridade de São Gabriel. A unidade de tratamento intensivo para crianças acima de 1 mês de vida foi construída em 2006 e recebeu equipamentos hospitalares novos, mas nunca entrou em funcionamento.

Unidade de Tratamento Intensivo infantil da Santa Casa foi construída e equipada em 2006, mas nunca funcionou Foto: Felipe Oliveira / Câmara de Vereadores de São Gabriel

A ação foi proposta pela Câmara de Vereadores de São Gabriel. A frente, formada por secretários e vereadores de cidades abrangidas pela 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS) foi formalizada em reunião na última quarta-feira.

Concurso da prefeitura de Santiago teve 3.794 inscritos

A unidade pediátrica precisa de R$ 855 mil para aquisição de equipamentos e realizar a consultoria de implantação do serviço. Durante o encontro, ficou firmado que o este valor será adquirido entre as prefeituras e câmaras de vereadores e destinado à Santa Casa. Com as instalações finalizadas, a unidade estará habilitada a credenciar-se na 10ª CRS, que irá subsidiar a UTI mensalmente por meio de recursos federal e estadual para garantir o pleno funcionamento da unidade.

Autor da proposta da parceria, o vereador Vagner Aloy (PSDB), Maninho, diz que a ideia consiste em cada cidade participar com uma doação para a Santa Casa, no valor dividido proporcionalmente ao número de habitantes. O presidente da Câmara de São Gabriel, Claudiomiro Borges (PR), propôs que o valor referente à contribuição da cidade seja doado pela Câmara, provindos do plano de economia da atual legislatura. 

Neste semestre, o Legislativo gabrielense conseguiu economizar R$ 370 mil por meio de corte de gastos, principalmente, nas despesas com diárias, passagens, taxas de cursos e folha de pagamento.

– A ideia é que todos os municípios façam o mesmo. Que o valor seja destinado através das câmaras municipais. Com certeza, esta iniciativa irá fortalecer a ação parlamentar e o Poder Legislativo. Apresentamos esta proposta aos presidentes dos demais parlamentos e chegamos a um acordo – afirma Aloy.

Única escola estadual de Pinhal Grande vai ganhar reforma

A parceria conta, também, com apoio da 10ª CRS e da prefeitura. O secretário de Saúde de São Gabriel, Ricardo Coirolo, garante que a prefeitura irá subsidiar a equipe médica para atendimento na unidade. Devem ser contratados pelo menos oito médicos para a unidade.

MORTALIDADE

A 10ª CRS é a região que apresenta o maior índice de mortalidade infantil do Estado. Até junho, foram registrados 45 mortes de crianças. Em São Gabriel, foram oito. Pelo menos cinco foram investigados pelo Comitê Municipal de Investigação ao Óbito Infantil, sendo que uma morte poderia ter sido evitada por meio da melhoria no cuidado da assistência materno-infantil prestada pela rede básica e hospitalar. 

* Com informações da Câmara de Vereadores de São Gabriel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Agência fará seleção de modelos neste sábado

Próximo

4ª Expoflores terá renda destinada ao Lar Vila Itagiba

Geral